4/30/2015

Guia de Pincéis Para Iniciantes

| |

Oi minhas Lindas.... Tudo bem com vocês????

Demorei mas chegueiiii.......Como prometido no último post, hoje eu vim trazer pra vocês o guia de pincéis pra quem está iniciando no universo da maquiagem, ou seja, esse post vai ajudar a você que adora se maquiar mas não sabe quais os pincéis utilizar ou mesmo pra você que tem dúvida sobre a utilidade de cada um e fica na dúvida na hora de comprar.


Pois bem, hoje existe muitas marcas no mercado que possuem pincéis de formatos, tamanhos e tipos de cerdas que a gente acaba ficando confusa e nunca sabe exatamente o que precisa (e se realmente precisa) ou pra que serve cada um. As dicas que eu vou dar pra vocês são com base na minha experiência e nos pincéis que eu mais uso pra maquiar, mas é claro que cada pessoa possui um formato de rosto e olhos diferentes e talvez o pincel que se encaixa perfeito pra mim, pode não ser o ideal pra outra pessoa, mas espero que gostem do post.


Então...vou começar pelos pincéis de rosto, que normalmente são: o para base líquida, para pó, o pra blush e o para corretivo, e  pincel para fazer contorno e passar o iluminador.

Pincel Para Base Líquida

Eles podem ser em três versões, o Língua de Gato e o Duo Fiber e o Kabuki.


Língua de Gato: Um dos pincéis mais populares e fáceis de encontrar para aplicar base. Normalmente é feito de cerdas sintéticas. O legal desse pincel é que sua forma anatômica, permite passar a base em todos os cantinhos do rosto, ou seja ele consegue alcançar vincos e dobras que outros pincéis não alcançam, mas se a pessoa não souber usá-lo corretamente, ele pode deixar marcas de cerdas no rosto. Por ser de cerda sintética há uma encomia grande na hora de aplicar a base porque ao contrário de pincéis de cerdas naturais ele não suga a base. 

Duo Fibre ou Duo Fiber: Esse é o segundo pincel de base mais usado para aplicação da base, ele se difere dos demais por possuir duas fibras: sintéticas (que normalmente são brancas) e naturais (pretas). Por causa disso e da forma em que as cerdas são cortadas (sintéticas mais longas e naturais mais curtinhas), ele consegue um acabamento mais natural na hora da aplicação da base, deixando a base linda e com cobertura leve. Ele é muito bom para maquiagem para o dia a dia ou para maquiagens quase nada. Ele por conter dois tipos de cerdas absorve um pouquinho a mais de produto, mas você ganha no acabamento.


Kabuki: Esses pincéis são são meio que uma fusão do língua de gato que aplica bastante produto com o acabamento natural do Duo Fibe. Ele é bem denso, então aplica bastante produto, e como tem bastante cerdas espalha e deixa a pele linda e perfeita, de boneca! Mas tem que tomar cuidado para não aplicar base demais, as vezes a gente exagera e a pele acaba ficando muito pesada. Não recomendo usar esse tipo de pincel pra maquiagem para o dia a dia, recomendo apenas para festas ou maquiagens especiais, na qual a pele precisa estar mais trabalhada. Para o dia a dia, ainda prefiro o duo fiber e seu acabamento bem mais leve.


Dica: Para uma pele bem feita, lisinha e sem imperfeições, eu geralmente aplico a base com o língua de gato e uso o duo fiber só para dar acabamento, uma espécie de polimento sabe, tipo esfumando, a pele fica linda, perfeita. 



Pincel Para Corretivo

O mais usados são as versões Língua de Gato, mas existe na versão Kabuki.
Língua de Gato: É o pincel mais usado para aplicar corretivo. Pelo fato de suas cerdas serem sintéticas, ele cria uma superfície lisa e uma cobertura maior, dando assim um melhor acabamento à pele. O tamanho do pincel pode variar desde um usado para aplicação de base como menores para áreas específicas como por exemplo abaixo dos olhos, nas olheiras. Esse tipo de pincel é ideal para aplicar produtos pastosos.

Kabuki: Esses pincéis são maravilhosos, eles corrigem a área aplicando corretivo precisamente, aplicam bastante produto e ainda esfumam para não ficar artificial. Tem vários modelos, e o ideal é você achar um que se encaixe perfeitamente na área onde você mais tem dificuldade. Por ser um pincel denso e de precisão, o kabuki pode acumular mais produto do que o necessário, por isso é necessário ficar atenta.

Pincel Para Pó

Pincel de Pó Normal: Esse pincel é o mais usado, por isso é bem fácil de encontrar. Existe de vários tamanhos, desde uns bem grandões e fofões, até alguns mini, bem pequeninhos. O legal é escolher um que se de que ao adeque ao tamanho do seu rosto, que não seja muito grande nem muito pequeno, assim você não perde a precisão na hora de aplicar o pó. Na hora de aplicar você pode ir fazendo movimentos circulares para esfumar bem, ou aplicar com batidinhas para colocar mais produto.

Pincel de Pó com a Ponta Fina: Esse é um pincel legal para contornar o rosto ou aplicar pó em áreas mais específicas, como por exemplo pra selar o corretivo nas olheiras. Por ter uma ponta mais fina ele consegue dar um acabamento melhor em áreas menores do rosto Você consegue controlar bem a quantidade e intensidade, mas tem que ir aplicando com cuidado pra não sobrecarregar de pó a área da aplicação.

Duo Fiber ou Duo Fibre: Esse tipo de pincel é ideal para aplicar pós que tem textura grossa e pesada pois ele não deixa deixa sua maquiagem artificial. Suas cerdas aplica e esfuma o pó ao mesmo tempo, dando um ar mais natural à maquiagem.Na hora de aplicar você pode ir fazendo movimentos circulares para esfumar, isso vai dar um acabamento incrível à maquiagem.

Kabuki: Não recomendo aplicar pó com esse tipo de pincel. Os kabukis aplicam muito produto e você corre o risco de ficar com muito pó no rosto. Eu gosto muito de usa-los para aplicar base em pó, acho que o acabamento fica bem legal, mas bem pesado também. Geralmente quando uso base em pó com Kabuki dou umas batidinhas para tirar o excesso de pó do pincel e só depois que aplico no rosto, assim não corro o risco de aplicar muito pó e ficar com a maquiagem pesada. Assim como o duo fiber a aplicação tem que ser em movimento circulares, para ir esfumando o pó.

Pincel Para Contorno

Não acho tão necessário ter, até porque você pode utilizar um pincel de blush ou um de pó menor para isso, mas se você não dispensa o contorno no rosto é legal ter um pincel só para essa função.

Pincel de Blush Chanfrado: Esse é uma opção bem legal de contorno. Difícil é arrumar um pincel desse que encaixe no “ossinho da bochecha” eu sempre acho todos muito grandes. O legal é que ele esfuma bem, mas acho que falta precisão nessa hora.

Pincel de Contorno Pequeno: Esse pincel é bem legal para quem quer precisão. Você consegue contornar o ossinho das bochechas muito bem com ele, mas depois é melhor pegar um pincel maior para esfumar. Também é uma ótima opção para contornar o nariz.

Pincéis Pontudos: Esses pincéis te dão precisão, você consegue ir construindo a cor bem direitinho, e depois você pode apertar mais o pincel para esfumar. Acho muito fácil contornar com ele.

Kabuki: Como dito anteriormente os pincéis Kabukis são muito bons, mas esses pincéis são um perigo nas mãos de que ainda não sabe se maquiar. Eles aplicam cor demais e as vezes você acaba “exagerando” na medida. A melhor opção nas versões Kabubi são os que tem forma de cone, pois dão precisão o suficiente para contornar o nariz ás áreas maiores como as bochechas.


Pincel Para Blush


Podem ser nas versões, fofo arredondado, chanfrado, duo fiber ou kabuki.
Pincel de Blush Normal: Esse é o meu preferido, este é o mais usado, ele também possui várias versões, desde uns bem grandes, até uns bem pequenos que se encaixa perfeitamente no contorno do rosto. Normalmente são de cerdas naturais e isso ajuda a dar um acabamento natural e esfumado ao blush.

Pincel de Blush Chanfrado: Esse pincel também é uma ótima opção, eu gosto bastante porque ele dar dá mais precisão na hora da aplicação. Por ter um corte chanfrado ele adere ao formato do rosto deixando mais fácil a aplicação do blush.

Duo Fiber ou Duo Fibre: Essas são as melhores opções para blush em creme. Aplicam e esfumam muito bem. Também gosto de usa-los para blushes mais pigmentados, assim você consegue aplicar só um pouco e ir construindo a cobertura.

Kabuki: Esse é uma opção perigosa. Eles aplicam muito produto! Então tem que tomar cuidado com a famosa “chinelada na cara“. Eu, particularmente não gosto desse tipo de pincel para aplicação de blush, pois acho que carrega demais a make.



Pincel Para Iluminar

Assim como o pincel para contorno, o pincel para iluminador só é legal investir se você realmente usa iluminador, por que tem gente que não gosta ou não tem o costume de usar, e daí eu acho que não vale a pena comprar um pincel só para isso, até porque ele também pode ser substituído por outro pincel como por exemplo um de blush pequeno. O método de aplicação do iluminador é o mesmo para todos os pincéis: O ideal é pegar um pouco de produto no pincel e ir concentrando o brilho no local desejado. Depois esfuma em movimentos circulares para tirar qualquer marcação.


Pincel de Contorno Pequeno: Esse é uma opção legal para quem gosta de contornar o alto das maçãs e o nariz. Ele não aplica muito produto, e é ótimo na hora de esfumar.

Pincel Pontudo Pequeno: Esse é basicamente a mesma coisa do anterior, mas como tem uma ponta fininha te dá mais precisão na hora de aplicar, e para esfumar é só pressionar mais o pincel. Dá para você construir a cobertura bem facilmente e é bem indicado para quem não tem prática e quer usar com moderação.

Duo Fiber ou Duo Fibre: Apesar desses pincéis não te darem muita precisão, eles aplicam pouco produto. São muito indicados principalmente para iluminadores em creme.


Agora Vamos Para os Pincéis Para Olhos



Pincel Para Aplicar Sombra
Existem vários pincéis para aplicação de sombras, o modelo ideal vai depender do resultado que você espera da make, ou seja existe pincel próprio pra aplicação de sombra em creme ou pastosa, para aplicação de sombra solta e também para aplicação de sombra compacta, podendo ser densos ou chatos, se diferenciando no formato, tamanho e com relação a suas cerdas, pois exitem pincéis de cerdas sintéticas, naturais e mistas. O ideal é você optar por pincéis compatíveis com o tamanho da sua pálpebra e de acordo com a finalidade da aplicação da sombra, se em creme, solta ou compacta.


Cerdas Naturais e Longas: Esse é um dos meus pincéis preferidos para aplicação de sombra. Eles são de cerdas naturais mas bem durinhos e firmes. Aplicam bastante cor e deixam ela bem concentrada. Em compensação tem que caprichar no esfumado para não deixar marcado. Eu adoro trabalhar com cores intensas e escuras com esse modelo. Também uso para aplicar glitter. Na hora de aplicar é importante dar batidinhas e não esfregar o pincel. Se você esfregar ele não vai aplicar direito e o pózinho vai cair embaixo do olho, na região da “olheira”.

Cerdas Naturais e Curtas: Esse pincel é mais macio e ele aplica menos sombra que o pincel de cerdas longas mas em compensação já deixa um look mais esfumadinho e com bordas menos marcdas Eu gosto de usa-lo no dia a dia, naqueles dias que nem sempre dá tempo de você trabalhar no esfumado. Na hora de aplicar a cor, vá dando batidinhas. Depois você pode limpar o pincel e dar uma esfumadinha básica.

Pincel de Precisão: Esse pincel é legal para aplicar sombra embaixo do olho ou para esfumar delineador o lápis ou a sombra na linha d'água. Também uso quando quero uma sombra bem concentrada no côncavo, pois ele faz o contorno perfeito da pálpebra.

Pincel Lápis: Esse é um pincel de detalhes. É excelente para fazer um concavo muito marcado. Também uso para esfumar o delineador, aplicar sombra no cantinho interno ou na parte de baixo dos olhos. Ele aplica cor e esfuma um pouquinho. Na hora de aplicar a cor eu vou desenhando como se fosse um lápis mesmo. Depois você pode dar uma esfumadinha básica.

Pincéis de Corretivo: É um para aplicar corretivo e é claro, mas pincel de corretivo também dar para aplicar sombra, eles são bem firmes e durinhos, quando quero uma make bem pesada não tem opção melhor. Eles aplicam bastante cor e são maravilhosos com sombra em creme. Eu adoro trabalhar as escuras com esse modelo. Também uso para aplicar glitter. Na hora de aplicar é importante dar batidinhas e não esfregar o pincel. Se você esfregar ele não vai aplicar direito e o pózinho vai cair embaixo do olho, na região da “olheira”.


Pincel Para Esfumar

O método de aplicação é o mesmo para todos os pincéis: O ideal é aplicar a sombra e ir fazendo movimentos circulares com a mão bem leve ou mesmo movimentos de vai e vem. Se a cor estiver muito intensa, experimente limpar o pincel e esfumar mais.
Pincel de Esfumar Redondo: Esse é um pincel bem versátil. Ele é mais compridinho e mais fino que os outros e encaixa direitinho no côncavo. É um dos meus preferidos para esfumar!

Pincel de Esfumar Normal: Esse é bem parecido com o modelo anterior, mas ele é “chatinho” ou seja, tem um lado que é prensado, acho que dá pra ver no desenho do “ferrinho” que ele não é todo redondinho. O legal desse pincel é que se você tem um côncavo pequeno, como um lado é achatadinho, ele entra ali perfeitamente. Se você quiser aumentar o esfumado, é só virar ele e esfumar com o lado mais comprido.

Pincel de Esfumar com Ponta Fina: Esse pincel é o amigo da precisão. Ele coloca a cor no côncavo exatamente, e para esfumar é só apertar um pouco mais o pincel. É um dos meus preferidos para esfumar. Se você tem olhos/côncavo pequeno ou é japonesa, invista nesse que você não vai se arrepender!

Pincel Esfumar Grande: Esse é um pincel é indicado para pessoas de olhos grandes.Ele é legal para fazer um esfumado bem grande, mas eu acho que quando você usa ele acaba deixando tudo muito esfumado e acabando com as cores. Acho legal para esfumar um marrom antes de colocar outras cores por cima.

Pincel Lápis: Esse pincel te dá mais precisão, mas em compensação não esfuma muito. Acho legal usa-lo para concentrar bastante a cor ou esfumar pequenos detalhes.



Pincel Para Delinear os Olhos

Pincéis usados para aplicar delineador em gel.

Pincel Para Delineado Ponta Fina:Tem que ter um pouco de prática e paciência para usa-lo, se não sai tudo borrado. 

Pincel Delineador de Ponta Média: Esse pincel é legal pra quem gosta de delineado mais grosso.

Pincel Chanfrado: Esse é um dos pincéis mais fáceis de aplicar delineador. É o que eu mais uso e sempre indico ele para quem não tem prática. Eu acho que ele é um dos melhores pincéis para iniciantes que estão aprendendo a delinear, além de ser uma ótima opção para preenchimento de falhas nas sobrancelhas.

Pincel Topo Reto: Esse é uma opção parecida com o chanfrado. Eu gosto dele para aplicar sombra em cima do delineador ou dar uma esfumada na bordinha dele. Sempre que o delineador tá meio torto, ele também é uma ótima opção para correção de falhas nas sobrancelhas.


Bom minhas lindas, essas foram minhas dicas de pincéis para vocês.
Ah.....mas daí vocês podem me perguntar.....mas Cíntia com tantas marcas no mercado qual você indica???? Sem sombra de dúvida eu super indico os pincéis da Macrilan, que além de super bons eles ainda tem um preço super acessível e você pode encontrá-los tanto em lojas onlines quanto em lojinhas que vendem produtos de maquiagem, e o mais legal eles são vendidos separadamente, então dá pra você montar seu Kit de acordo com sua necessidade. 

Então é isso minha lindas, espero que seja útil essas informações pra vocês e qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários que eu respondo pra vocês.

Um super Beijo e até mais!!!!!!



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...